Governo qualifica quase 10 mil jovens através do Primeiro Passo

Por Paulo Sergio 06/10/2019 - 21:04 hs

“O Primeiro Passo, enquanto política pública, contribui para a inserção de muitos jovens no mercado de trabalho. Eu sou um desses que conquistaram o primeiro emprego”, assim abriu o discurso a oradora do grupo, Talita Vieira de Matos. A juazeirense é uma das mais de 260 jovens das cidades de Barbalha, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Crato, Várzea Alegre, Jardim, Porteiras e Milagres, qualificados profissionalmente pelo Primeiro Passo em 2018, certificados na manhã desta sexta-feira (4), no Centro de Convenções do Cariri, município do Crato. Ela representou os 8.325 jovens atendidos pelo projeto, no ano passado, em todo o Ceará.


O que não faltava na cerimônia de certificação eram exemplos de que o Primeiro Passo pode ser considerado a grande oportunidade na vida de um jovem. Assim como a Talita, Emerson Silva aproveitou a chance de estagiar em uma grande empresa e chegou ao cargo de gerente. Ele emocionou o público ao fazer a leitura de sua trajetória. Emerson traçou passos que hoje quem segue é Jessiane e Anthony. Ela comemora a efetivação na empresa onde começou a estagiar. “No Primeiro Passo tive a oportunidade de fazer curso de Administração e hoje tenho o meu emprego”, relata a cratense. “Para mim, possibilitou a ter uma carreira na área administrativa”, bradou Anthony Kayky, da cidade de Brejo Santo.


O espaço de grandes dimensões parecia pequeno diante do grande número de jovens, familiares, professores e representantes de empresas parceiras. O governador Camilo Santana participou da certificação que também marcou o lançamento de novas vagas para o Primeiro Passo. “Queremos ampliar esse programa que é uma forma de dar oportunidades nesse momento difícil da economia, do mercado de trabalho e há uma dificuldade também de o jovem conseguir o primeiro emprego”, afirmou o governador. “Quando você dá a oportunidade para esse jovem se qualificar e ter o contato com o mercado de trabalho, possibilita abrir horizontes e oportunidades. Por isso esse programa é fundamental”.

O governador também citou a aprovação na tarde dessa quinta-feira, na Assembleia Legislativa, do projeto encaminhado pelo Governo do Estado criando o Programa Superação, voltado para jovens que estejam fora do mercado de trabalho e da escola. “Já estamos efetuando parceria com Fecomércio e Fiec para que, assim como ocorrerá no Estado, um percentual de vagas possa acolher esses jovens”, adiantou o governador.

Primeira grande chance


A meta é beneficiar 8.168 pessoas somente em 2019. O Primeiro Passo oferta, este ano, 1.940 vagas para a linha Aprendiz; 4 mil vagas para a linha Bolsista; e outras 2.228 vagas para a linha Estagiário. Em todo o Ceará, são mil empresas credenciadas. Somente na região do Cariri são 82 empresas parceiras ofertando 329 vagas.

Com mais de dez anos de atuação, o projeto coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que estejam em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional.

O secretário executivo da SPS, Francisco Ibiapina destacou para o público o trabalho que vem sendo realizado em todo o Estado para a qualificação profissional. “Quando você produz uma política voltada para a juventude, está investindo no futuro do país, no futuro do Ceará. O Primeiro Passo casa educação com a qualificação, se configura numa transição para o mercado de trabalho. Neste ano de 2019 vamos chegar a quase 10 mil jovens de escolas públicas sendo atendidos. Portanto, é um programa consolidado”.

Entre 2015 e 2018, o projeto capacitou 33.123 jovens em todo o Estado, dos quais 10.320 apenas na linha Jovem Aprendiz. As inscrições estão disponíveis para as linhas Aprendiz e Estagiário, para jovens de Fortaleza, através desse link.

Os interessados em participar do projeto devem acessar o site munidos de RG, CPF, comprovante de residência, declaração atualizada da escola, carteira de trabalho e carteira de reservista. É importante que as informações sejam preenchidas corretamente, conforme solicitadas. Nos demais municípios, os jovens devem buscar as secretarias municipais responsáveis por ações de capacitação profissional para a juventude como as de Assistência Social ou de Trabalho.